Dez pontos fundamentais para aumentar as vendas através da internet
1. Utilize um design responsivo e intuitivo para o seu site
É importante que o design do seu site seja responsivo, para que os usuários possam navegar facilmente, independentemente do dispositivo que estejam usando. Além disso, o site deve ter um design intuitivo, para que os usuários possam encontrar facilmente o que estão procurando.
Atualmente como a grande maioria dos acessos vem de dispositivos móveis, principalmente celulares, dar um foco para a experiência mobile em primeiro lugar é essencial – Mobile First.
2. Crie conteúdos relevantes e de qualidade, para atrair e engajar seus clientes
Criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo é a melhor maneira de atrair e engajar os clientes. Os conteúdos devem ser de qualidade, para que os usuários sintam que estão aprendendo algo com eles e, assim, sejam motivados a comprar seus produtos.
3. Crie um bom produto e ofereça garantias, para que seus clientes sintam segurança
A qualidade do seu produto é muito importante para atrair e manter os clientes. Além disso, oferecer garantias aos clientes é uma ótima maneira de garantir que eles sintam segurança ao comprar seus produtos e serviços.
Isso também garante a retenção dos mesmos, pois uma vez que se sentiram satisfeitos com a primeira compra, com certeza estarão mais propensos a compra com você novamente em uma outra oportunidade.
4. Utilize técnicas de SEO para melhorar a visibilidade do seu site
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) ajudam a melhorar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca, o que aumenta o tráfego orgânico e a exposição do seu negócio. Utilizar técnicas de SEO é uma ótima maneira de atrair novos clientes para o seu site de maneira orgânica.
5. Utilize estratégias de marketing digital para atrair novos clientes
As estratégias de marketing digital são fundamentais para atrair novos clientes. Utilize plataformas sociais, anúncios, conteúdos, e-mail marketing e outras técnicas para aumentar o número de visitantes no seu site.
6. Ofereça vantagens competitivas, como descontos e promoções
Oferecer descontos e promoções é uma ótima maneira de motivar os clientes a comprar seus produtos. Estas ofertas também ajudam a aumentar a visibilidade do seu negócio, aumentando assim as chances de atrair novos clientes.
O cashback é uma das formas mais utilizadas atualmente para gerar benefícios para os clientes e fidelizá-los. Se seu negócio lhe permitir utilizar essa ferramenta, com certeza conseguirá atrair muitos clientes.
7. Ofereça atendimento ao cliente de qualidade
Um bom atendimento ao cliente é fundamental para melhorar a experiência do usuário. O atendimento ao cliente deve ser ágil e profissional, para que os clientes sintam que suas necessidades estão sendo atendidas.
Por mais que estejamos tratando aqui do canal digital, ter um atendimento humanizado é essencial para demonstrar interesse genuíno por seus clientes. Pessoas compram de pessoas, por mais que se sinta tentado a automatizar tudo, lembre-se que o atendimento humanizado tende a gerar vendas e fidelização.
8. Utilize ferramentas de e-mail marketing para enviar ofertas
O e-mail marketing é uma ótima maneira de enviar ofertas aos clientes. Utilize essa ferramenta para enviar ofertas personalizadas e direcionadas ao seu público-alvo. Fora que seu custo-benefício é muito grande em virtude de seu baixo custo de implementação e seu alto potencial de retorno.
9. Use redes sociais para divulgar seus produtos
As redes sociais são uma ótima maneira de divulgar os produtos da sua empresa. Utilize essas plataformas para compartilhar conteúdos, imagens e vídeos que mostrem os benefícios dos seus produtos.
10. Utilize ferramentas de análise para avaliar resultados e melhorar suas estratégias
Utilizar ferramentas de análise é fundamental para avaliar os resultados das suas estratégias de marketing digital. Elas ajudam a identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, para que você possa melhorar as suas estratégias e aumentar as vendas.
Nesse ponto, a famosa frase de que “quem não mede não gerencia”, se encaixa perfeitamente. Pois só por meio de uma boa metrificação você conseguirá manter seu negócio se desenvolvendo.
Como mencionamos a importância da metrificação e análise dos seus resultados no processo de vendas. Listamos no tópico seguinte algumas métricas que são importantes acompanhar para ter bons resultados.
Métricas importantes dentro de um processo de vendas através da internet
1. Taxa de Conversão
Esta é a proporção de visitantes de um site que se tornam clientes. É calculada dividindo o número de visitantes que realizam uma compra pelo número total de visitantes. Esta métrica ajuda a identificar se a jornada de compra do cliente está sendo eficaz e a otimizar o design do site para aumentar a conversão.
2. Custo por Aquisição de Cliente (CAC)
Esta métrica mede o custo total de adquirir um novo cliente. É calculado dividindo o montante total de marketing e vendas gasto em um determinado período pelo número de clientes adquiridos. Esta métrica mostra o quanto está custando à empresa adquirir novos clientes.
3. Taxa de Rejeição
Esta é a proporção de visitantes de um site que abandonam a página antes de finalizar uma compra. É calculada dividindo o número de visitantes que abandonam a página antes de completar uma compra pelo número total de visitantes. Esta métrica ajuda a identificar problemas no design ou no processo de compra, o que ajuda a melhorar a experiência do usuário.
4. Ticket Médio
Esta métrica mostra o valor médio de cada compra. É calculado dividindo o valor total de vendas em um determinado período pelo número de compras realizadas. Esta métrica ajuda a identificar quais produtos estão sendo mais bem-sucedidos e as áreas nas quais a empresa pode focar para aumentar as receitas.
5. Taxa de Retenção
Esta métrica mede o nível de retenção dos clientes. É calculada dividindo o número de clientes que compraram novamente em um determinado período pelo número total de clientes. Esta métrica ajuda a identificar o nível de satisfação dos clientes e a melhorar a experiência deles para garantir que os clientes retornem.